Vinho, Arquitetura e Gastronomia Vinícola Luiz Argenta

14030619_908792322600287_1067116286_n

Há poucos dias atrás visitamos aquela que é considerada a mais bela vinícola do Brasil. Localizada praticamente dentro da cidade de Flores da Cunha, que fica a 150 Km de Porto Alegre, a moderna e inspirada construção idealizada pela arquiteta Vanja Hertcert, foi concluída no ano de 2009. A impressionante adega que fica  12 metros abaixo do solo é encravada na rocha basáltica formando um paredão que controla a temperatura e umidade do local. O teto da adega possui cúpulas com efeito acústico que amplifica a voz das pessoas que conversam no ambiente causando um efeito impressionante. Além disso, segundo o enólogo William Martins que conduziu a nossa visita, o sistema de som toca música ambiente durante 24h por dia para que os vinhos nas barricas de carvalho descansem adequadamente. O sistema de produção utiliza a gravidade para a transferência do “nectar sagrado”. A visita guiada com degustação custa R$ 40,00 por pessoa (cerca de U$ 12,00), onde são degustados 4 vinhos e a taça fica como recordação para o visitante.

Os vinhos da Luiz Argenta estão divididos em 3 classes: “LA JOVEM”, “LA” e “LUIZ ARGENTA”. Nessa última classe estão os vinhos ícones “LUIZ ARGENTA CUVÈE” 2009 um assemblage de merlot, cabernet franc e petit verdot e o “MERLOT 2009 UVAS DESIDRATADAS” ao estilo Amarone.

 

Após a visita, fomos para o almoço no “Restaurante Clô“que fica no andar superior e tem uma belíssima vista para os vinhedos. Pedimos como pratos principais bisteca T-bone com legumes grelhados e Tilápia grelhada na manteiga, risoto in bianco, molho pesto. Para acompanhar pedimos vinhos Luiz Argenta cabernet sauvignon e Chardonnay.

 

 

Depois da bela visita e almoço delicioso, como ninguém é de ferro, tiramos um tempinho para admirar essa vista reconfortante.

Vida dura essa.

Em um próximo post, falaremos de outras descobertas enológicas em Flores da Cunha.

Veja também Os 14 Melhores Vinhos Tintos Brasileiros

Este post não é um publi-editorial.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s